Há muitos preconceitos que, infelizmente, já estão enraizados em nossa sociedade, inclusive as vítimas nem percebem que estão sofrendo preconceito, um exemplo disso é o preconceitos contra gordos. Muitos acham que usar a palavra gordo é falta de educação, mas pelo contrário, gordo é a palavra correta, usar “fofinho”, “obeso”, já é uma forma de ter preconceito.
Existe sim, em nossa sociedade, uma gordofobia, fazem bullying contra o gordo, e boa parte da população resolveu se posicionar contra as pessoas gordas. A ciência médica também entrou nessa questão, e começou a medicar a obesidade, como cirurgias bariátricas, como se o estômago do gordo fosse o culpado pela sua obesidade, como se “ser obeso” fosse uma doença. Mas, não é.
E atualmente (2021) surgiu uma gordofobia absurda, e eu quero trazer isso a você. O site “Uol”, publicou uma notícia sobre um aparelho desenvolvido que irá travar a boca do gordo, ele poderá abrir a boca apenas 2 mm para ingerir líquidos, mas ele será impossibilitado de comer sólidos por 2 semanas, de fato, um absurdo. Esse aparelho já está sendo comercializado em grandes polos, como Inglaterra e Nova Zelândia, e após as 2 semanas, caso a pessoa volte a engordar, ela terá que voltar no especialista para travar a boca novamente. Resultados de pesquisa que apresenta vantagens do aparelho foram publicados na revista científica “The British Dental Journal“, da Nature.
Por este e outros absurdos, eu quero te fazer um convite: junte-se a mim na luta contra a gordofobia, seja você gordo ou não, se junte a mim. O pensamento de hoje é de que o obeso é feio, o obeso é doente, e ele não é isso, vamos mudar isso juntos.