Aparentar autoconfiança, equilíbrio, segurança, autocontrole, não é suficiente. Por outro lado, não aparentar não significa que a pessoa não tenha o autocontrole. Pessoas equilibradas tendem a não valorizar muito a aparência, podendo nem serem percebidas. Da mesma forma, não vale a pena confiar na aparência para decidir se uma pessoa é equilibrada.
Há pessoas que parecem ser muito controladas, muito donas de si, porém lá no fundo, essa pessoa também tem problemas, medos e inseguranças. Um oposto a essas pessoas, aparentemente centradas, são as pessoas que não têm Controle De Si. Vamos ver um exemplo, os alcoólatras.
O alcoolismo se inicia lentamente, muitas vezes começa por uma cervejinha, bebidas açucaradas, passando para as bebidas destiladas e aumentando a frequência e o volume. Quando a pessoa percebe, o alcoolismo já tomou conta.
É comum as pessoas imaginarem que o alcóolatra é apenas aquele que bebe até cair, diariamente. Mas uma melhor definição seria a de que a pessoa que não consegue controlar o volume de bebida seja, mais provavelmente, um alcóolatra. Alguns ficam um bom tempo sem beber, mas quando bebem mostram não ter limites. O alcoolismo pode ser leve, médio ou grave mas, nos três casos, já é alcoolismo. Leve, médio ou grave, o alcóolatra é uma pessoa que não tem Controle De Si.
Vamos imaginar um alcóolatra severo, casos em que é comum o indivíduo ter diversas internações, 5, 10 ou mais. Por que isso acontece? Eles não possuem Controle De Si e por isso acontecem as recaídas. Muitos procuram ajuda profissional, a Associação dos Alcoólatras Anônimos (AAA), ou o Alcoólicos Anônimos (AA), outros são até internados, pois em muitos casos isso é necessário, mas de nada adiantará se a pessoa não for equilibrada.
O alcoolismo é uma doença incurável. O tratamento consiste apenas na parada do comportamento de beber. Dia após dia, entretanto, a maioria das pessoas que sofrem recaídas, que são na maioria das vezes, por motivos injustificáveis, como: “Tive um dia ruim”, “Estou com dívidas”, entre outras desculpas, em geral injustificáveis. Os tipos de problemas apresentados como desculpas são coisas comuns da vida de qualquer pessoa, quem é que nunca teve, ou terá, um dia ruim? Mas para esta pessoa sem Controle De Si, movida pelo alcoolismo parece uma boa justificativa.
Após a parada do alcoolismo, é muito importante buscar um programa para adquirir o Controle De Si. Sem isto, as recaídas poderão facilmente ocorrer.