Search
Close this search box.

BLOG

Algo melhor que amor: Afinidades

Amor tem alguma ligação com Equilíbrio Emocional?

Muitas pessoas pensam que auto controle não tem relação com o amor, mas elas talvez não estejam certas.  Se você possui Auto Controle você terá mais facilidade para encontrar o seu par certo. O par certo não é o par perfeito.  É sempre bom ressaltar que “perfeito” não existe, mas o par certo é aquele que te acompanhará pela vida, lhe trazendo paz, felicidade, oportunidade de crescimento e te permitindo alcançar todo o potencial que há dentro de você.

Existem também pessoas que pensam que não é necessário ter alguém do lado para ser feliz, e eu digo: “não há adulto feliz sozinho“. Você pode discordar de mim e achar que você é feliz sozinho.  Você pode ser uma exceção, claro, mas existe outra via de pensamento também, há pessoas que não são felizes e não sabem. Isso pode acontecer em decorrência da dificuldade da pessoa em estabelecer um relacionamento saudável, ela simplesmente não consegue escolher o seu par ideal.

Falamos tanto do par certo, o par ideal, mas como encontrar esse par? Bom, aí vai uma dica: muitas pessoas se deixam levar pelo seu coração, pensam que o amor é tudo.  Na verdade, essa pessoa está sendo levada pelo amor, pelo seu coração, ela não tem Auto Controle, e o nosso trabalho é exatamente o oposto, tenha equilíbrio emocional, auto controle e não seja escravo de emoção nenhuma.  Um relacionamento equilibrado tem um pouco de cada coisa, então não é necessário muito amor, o equilíbrio não está em concentrar apenas um sentimento em grande quantidade e esquecer os outros sentimentos, é necessário que todas as características do relacionamento estejam mais ou menos na mesma intensidade.  Só o amor é insuficiente, a vida, o dia a dia, a rotina, os compromissos inevitáveis, são muito exigentes e o amor pode enfraquecer e até acabar diante destas exigências.

Não quero terminar esse artigo apenas com a dica de não ser deixado se levar pelas emoções.  Se o amor não é tudo, então o que é necessário para um relacionamento feliz? É simples: afinidades. A chave para um relacionamento feliz é a quantidade de afinidades que o casal possui, quanto mais coisas em comum vocês tiverem, mais qualidade o relacionamento terá.  A ideia de que opostos se atraem é meio falsa.  Pode até atrair eventualmente, mas não suporta as dificuldades trazidas pela vida real.  Diante das dificuldades os opostos tendem a buscar caminhos divergentes, até talvez caminhos opostos.

Então, quero te dar uma dica: agora mesmo, faça uma lista de coisas que você gostaria de compartilhar em sua vida com alguém ao seu lado.  Caso você já tenha alguém, faça uma lista das características desse alguém. Quanto mais pontos de afinidades você encontrar entre vocês, maior é a probabilidade de um relacionamento de qualidade.

Eu deixo para você mais uma última dica: procure alguém que tenha o máximo de pontos de afinidades com você.  Você verá como isso fará uma grande diferença em seu relacionamento.

Pense que o projeto chamado casamento é longo, talvez deva durar 40 anos ou mais.  Se você constrói uma casa com alicerces fracos ela não vai durar tanto tempo.  É fácil supor uma obsolescência rápida para uma união com poucas afinidades.  Afinidades desenvolvem o amor.  Sua amizades de infância que tinham maiores “coisas a ver” (afinidades) com você tenderiam a ser as mais duradouras.  Você sabe disto.

Eu te convido a seguir estes pensamentos.  Os casais com poucas afinidades gastam muito tempo “discutindo a relação”.  Poderiam dar passos a frente se não sentissem esta necessidade.

Quando você encontrar-se diante de um casal muito afins verá a tranquilidade e a calma ocupando espaço.  Verá a economia de emoções e a satisfação existente.  A adrenalina pode ser encontrada em atividades a dois em tantas oportunidades na vida. a relação a dois não é para satisfazer a busca de adrenalinas.

Acredite que é possível ser feliz onde existe afinidades.  É arriscado colocar isto em segundo lugar.