Search
Close this search box.

BLOG

Compulsões: Inseguranças Ocultas

  A pessoa perfeccionista pode se orgulhar desta sua característica. Quem conhece um perfeccionista pode ser levado a pensar que se trata de uma pessoa séria e esforçada e muito segura.    

 Muitas pessoas em nossa sociedade se imaginam perfeccionistas.  São pessoas que se esforçam ao máximo e se orgulham muito das coisas que fazem e de como fazem. Essas pessoas transmitem para as outras ao seu redor, o sentimento que elas realmente são “perfeitas”.  Tudo que ela faz está perfeito, ela respeita metas e horários.

 Entretanto, quando é feita uma análise mais profunda dessas pessoas, é muito provável que se descubra que existe uma insegurança muito grande dentro dela, um medo muito grande de falhar. Na verdade, essas pessoas se acham extremamente falhas, e inconscientemente, elas tentam evitar essas falhas antes mesmo que transpareça aos outros ao seu redor.

 Esse é um sentimento muito perigoso, é um sentimento que faz aquela pessoa trabalhar muito mais que o necessário, elas trabalham horas e horas.  Horas essas, que poderiam estar sendo gastas em outras atividades. É muito comum e inclusive já encontrei várias em meu consultório.  São pessoas que de tanto trabalhar, tanto se esforçar, ficar horas em claro para cumprir metas, acabam se estressando e então, precisam buscar ajuda médica, e até afastamento do trabalho, pois não aguentam mais.

  O que faz essas pessoas agirem dessa forma, são suas inseguranças, o medo da falha, o medo de suas fraquezas.  E muitas vezes, elas acabam desenvolvendo um “medo do seu local de trabalho”.  Elas se sentem seguras em casa, como se pensassem que neste local, ninguém descobrirá suas falhas.  Após procurar ajuda profissional, o médico poderá optar por afastamento para que aquela pessoa fique de 10 a 15 dias em casa.  Mas vamos pensar bem: se ela tivesse trabalhado apenas o necessário, sem exageros, ela não se estressaria, e dessa forma, não precisaria se afastar do trabalho.  Entre se esforçar demais e acabar se estressando ou se esforçar apenas o necessário e acabar se deparando com suas fraquezas, ela escolheu a primeira opção.

  Você se identificou com esse perfil? Pois bem, se a resposta foi sim, aqui vai uma dica importantíssima: faça uma revisão de sua vida, perceba que você é mais forte do que pensa.  E então, se esforce menos, faça uma economia de energia, da mesma forma que pessoas não devem gastar todo seu dinheiro e se meter em dívidas, você também não deve acabar com toda sua energia, faça uma reserva.

  Claro, apenas dar essa dica é muito fácil, mas caso não consiga, procure ajuda profissional.  Até mesmo um lazer pode te ajudar nesse momento difícil.  Então, pare agora, faça uma revisão, e procure viver em paz.