Todos nós temos 5 sentidos. Certo? Mas todos falamos do 6º sentido. O que é isto, será que existe, é folclore, misticismo ou apenas uma metáfora das interpretações que fazemos do que nossos sentidos perceberam?
Sabemos que nossos olhos são responsáveis pela percepção de 85% do que é o nosso relacionamento com o mundo em que vivemos e que as informações daí advindas ocupam 65% de nossas atividades cerebrais, segundo Dr Eduardo Novaes, Ph.D.
Eu chamo a estas percepções, que vão além dos nossos sentidos de percepções dos “olhos da mente”.
Muito mais profundo e significativo do que nossos sentidos incluindo a espantosa importância do visual, o profundo conhecimento de si e do universo vai além das aparências e só pode ser acessado pelos “olhos da mente”. Estes olhos internos nos permitem explorar conceitos abstratos, imaginação, intuição, memória e, em última instância, nossa própria essência. Além da possibilidade de nos ampliar como pessoas, permitindo o alcance de percepções “espirituais”. Vai aqui “espirituais” com aspas para evitar que qualquer pessoa imagine que falaremos que um tema religioso. Não há nada de religioso nisto. Aqui é um início de desenvolvimento pessoal, com o uso de várias técnicas permitindo atingir níveis elevados de conhecimento. Dentre vários itens importantes destaco que a ampliação dos “olhos da mente” tem grande importância nisto. Uma maneira poderosa de ampliar a visão dos “olhos da mente” é através da prática da meditação.
O Poder da Meditação para a Expansão da Percepção Interior
Existem várias técnicas de meditação. Algumas tangem o tema religioso e outras oferecem grandes dificuldades de provar não serem religiosas. Muitas técnicas de meditação tornaram-se populares. Algumas se banalizaram. Também outras foram melhor instrumentalizadas e passaram a ser ensinadas dentro de ambiente acadêmico e em faculdade de medicina por exemplo.
Eu desenvolvi práticas e técnicas especiais, indo do mais básico, para pessoas que nunca meditaram, atingindo níveis elevados possibilitando degraus jamais imaginados.
A meditação é muito antiga e comprovada para aprimorar a percepção interna, o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Ela nos convida a olhar para dentro de si, tranquilizar a mente e permitir que os olhos da mente se abram para um mundo de possibilidades anteriormente inexploradas.
É melhor que ninguém escolha meditar pelos objetivos que a meditação permite atingir. Mas é quase sempre inevitável descrever alguns benefícios, principalmente quando se comunica com pessoas leigas. Os bons meditadores costumam dizer que o melhor a se conseguir através da meditação é meditar. Esta redundância é muito agradável.
Particularmente, espero que meus alunos desenvolvam-se olhando para as possibilidades espirituais. É um longo caminho com muitas etapas e quase sempre na vida de todos nós, o caminho já é suficientemente bom e nem importa tanto a chegada.
Vamos enumerar agora apenas 7 maneiras pelas quais a meditação pode ser um meio poderoso para expandir a “visão dos olhos da mente”.
- Autorreflexão e Autoconhecimento: A meditação pratica a autorreflexão, ajudando a conhecer melhor nossos próprios pensamentos, emoções, comportamentos e aspirações.
- Estimulante da Criatividade e Imaginação: A meditação pode desbloquear a imaginação, permitindo visualizar cenários, histórias e soluções criativas para os desafios que enfrentamos no dia a dia.
- Desenvolvimento da Intuição: À medida que vamos acalmando a mente na meditação, nossa intuição se desenvolve naturalmente e nos guia para tomar decisões simples e importantes e a entender situações complexas.
- Desenvolvimento de Empatia: A meditação pode aumentar nossa capacidade de compreender as perspectivas dos outros. Isto lembra uma frase importante: “Eu não concordo com o que você diz ou faz, mas defendo seu direito de dizer e fazer. Eu gosto de você!” Melhora de nossas relações interpessoais.
- Visualização de Símbolos e Metáforas: Parece que vamos ficando mais inteligentes. Com a prática da meditação, podemos acessar a linguagem simbólica dos “olhos da mente”, e isto nos permite compreender mensagens mais profundas e significativas.
- Compreensão de Conceitos Abstratos: Repito que parece ocorrer aumento da inteligência. Com a meditação, é possível que passemos a refletir sobre ideias abstratas, explorando-as com profundidade e clareza.
- Exploração da Consciência Espiritual: Nem é necessário chegar a este topo. Durante a meditação nossa percepção do que é e do que não é espiritual vai se construindo. Ficamos mais humanos. Sabemos que muitas tradições usam a meditação como uma ferramenta para explorar a espiritualidade. Se você chegar a este ponto já terá encontrado um propósito e sentido mais profundo na vida.
Um Caminho para a Compreensão Interior
A meditação é um dos caminhos que nos permite ampliar os olhos da mente para um mundo de possibilidades no mundo e internas. A prática regular, desenvolve uma conexão mais profunda com nossa própria consciência, aumentando nossa percepção e compreensão do mundo que está além do que vemos com os limitados e fantásticos olhos físicos.
As diferentes técnicas de meditação que praticamos, como meditação da atenção plena, meditação transcendental, meditação guiada, livre, entre outras oferecem uma perspectiva única sobre os olhos da mente e pode atender a diferentes necessidades pessoais.
Conclusão
A meditação é uma ferramenta valiosa para a expansão da percepção interna, permitindo que os “olhos da mente” vejam além do que é visível aos olhos físicos. Através da meditação, podemos explorar conceitos abstratos, despertar a criatividade, desenvolver a intuição e obter autoconhecimento profundo. Vale dizer que muitas pessoas obtiveram curas e em muitos casos melhoras significativas em tratamentos médicos e psicológicos após o início desta prática. A descoberta interior por si só já seria suficiente. Além disto há enriquecimento pessoal e de compreensão do mundo. É muito bom enxergar com clareza e profundidade o que nossos olhos da mente têm a nos revelar.