O fim de um relacionamento é sempre complicado. Ainda mais quando o casal já tentou diversas vezes fazer dar certo, e ela por exemplo pede que ele mude, e já ele, faz promessas que irá fazê-lo, porém, nunca o faz. Em casos assim, é ainda mais difícil.
É da natureza humana a busca pela estabilidade, o sol sempre nasce todos os dias, a sua rua é sempre a mesma todos os dias, assim como a sua casa também, e é bom que seja assim, é ideal para nós que as coisas sejam dessa forma, sejam estáveis.
É exatamente pelo motivo descrito acima que é tão difícil a ação de mudar, parar de ser como você aprendeu a ser não é tão simples assim, exige muita energia.
É muito fácil prometer a mudança apenas para que te aceitem, mas logo se verá que o que foi dito foram somente palavras vazias, e o ciclo vicioso irá recomeçar. Porém no relacionamento amoroso, quando ocorre o ultimato, não há mais espaço para a continuação do ciclo, ou você muda, ou o relacionamento terá um fim.
Há uma história muito interessante que irá ilustrar muito bem a situação apresentada anteriormente.
O sapo está prestes a atravessar o lago, ao seu lado há um escorpião, e antes que o sapo atravesse, o escorpião pede para que o sapo dê uma carona. O sapo, entretanto, argumenta que não pode realizar o pedido do escorpião, pois é da natureza do escorpião ferroar, e o sapo, claro, não quer morrer, já o escorpião faz o contra argumento de que, caso ele ferroe o sapo, ele também irá falecer, já que não sabe nadar. O sapo acredita no escorpião e dá carona, porém no meio da travessia, o sapo sente a dor em suas costas, e percebe que o escorpião o ferroou. Ao perguntar o motivo, o escorpião responde que não sabe, e disse: “Quando eu vi já tinha feito.”
O escorpião ferroou mesmo após prometer que não faria, porque é da natureza do escorpião ferroar. Apenas prometer não basta, promessas são vazias, ações falam por si só.
Então, aí vai uma dica: pequenas mudanças imediatas podem surtir muito mais efeitos do que apenas prometer. A sua mudança, acima de tudo, irá convencer a sua (seu) parceira (o) de que você vai mudar. Depois disso, não retorne ao erro, continue a sua jornada de mudança.
Se isso traz felicidade para você e sua (seu) parceira (o), não há motivos para não mudar.