Search
Close this search box.

BLOG

Pessoas que amam demais

   Todo relacionamento amoroso é feito com o intuito de durar, e muitos casais têm uma relação muito saudável e balanceada, porém, há exemplos de pessoas que sempre amam demais, vivem intensamente, e o mais importante, quer que esse sentimento seja recíproco. Essas pessoas muitas vezes têm uma insegurança enorme dentro de si. Sofrem de uma carência que pode ter sido originada antes mesmo de seu nascimento. São pessoas que desde criança sofreram com críticas e cobranças muito grandes, elas foram acostumadas a ouvir “Não está bom”, “Poderia ser melhor”, e isso pode ter sido interpretado por essa criança como um sentimento de rejeição. Sentimento esse, que hoje, já adulto, é espelhado em sua vida amorosa, ou seja, ela precisa” ser amada.

   O sentimento desenvolvido durante a vida da pessoa, leva ela a declarar o seu “amor eterno” com pouco tempo de relação. Ela deixa claro que seu parceiro é a causa de sua existência e que sem essa pessoa, a vida não valeria a pena. Pode até parecer bonito, mas é preocupante.

   Em certos momentos esse tipo de comportamento é feito inconscientemente, e tem o objetivo de ouvir do(a) amado(a), reciprocamente, as mesmas palavras ditas, o que pode ser um grande problema, já que essas palavras possuem um grande peso. E frequentemente seus parceiros precisam de espaço, se houver um excesso de presença pode desgastar a relação, pois em um relacionamento é necessário que os dois sintam saudades um do outro.

   Mas para o tipo de pessoa que estamos falando nesse artigo, qualquer tipo de afastamento já poderá ser um sinal de que seu parceiro não a ama. E dessa forma, ela poderá trazer um conflito desnecessário para o relacionamento, que ela quer que seja perfeito. Geralmente, esse tipo de pessoa costuma ter diversos relacionamentos, muitos inclusive, longos. Poderá também ser levada a ter vários casamentos, e ao final, quando ela fizer essa auto avaliação, poderá descobrir-se e acabar dizendo: “O meu defeito é amar demais”. Não como de fato um problema seu mesmo, mas querendo dizer que os outros não sabem amar como ela.

   Pessoas que sofrem dessa insegurança tremenda devem procurar ajuda profissional para viver e aprender a ter um relacionamento saudável, maduro, e que perdure, dando sempre espaço ao seu companheiro(a), sem querer amarrá-lo(a) com seus sentimentos na mesma intensidade que sua insegurança obriga.

   Como vimos nesse caso, amar demais é prejudicial, e pode acarretar em diversos problemas ao casal. Uma relação equilibrada deve ser preferida e pode ser um preventivo contra uma separação, que pode até ser precoce.