Ter Controle De Si é algo muito proveitoso para um ser humano, mas há pequenos comportamentos que atrapalham o indivíduo a obter o total Controle. Há um tempo atrás uma paciente veio ao meu consultório e me disse: “Doutor, eu tenho o controle da perfeição de 70% das coisas que eu faço, às vezes eu penso em melhorar, mas também penso que eu já faço muitas coisas bem, não tem problema se algumas não saírem perfeitas”.
A principio, esse pensamento não tem nada de errado, afinal, qual o problema de fazer quase tudo perfeito? No início eu pensei o mesmo, mas veja bem, após mais um tempo de conversa com ela, eu apresentei a ela um experimento que eu fiz e que também compartilharei com você nesse momento. Eu fui à minha cozinha e enchi dois copos de 300ML de água, logo após, eu peguei um conta gotas e derramei apenas uma gota de vinho em um dos copos, e o que antes eram dois copos de água cristalina, agora uma está cristalina e a outra foi tingida pela cor do vinho, e o que eu quero te dizer com isso?
Em nossa vida, muitas vezes a gente acha que apenas uma “gota” em nosso copo não fará diferença, que fazer quase tudo muito bem já é o suficiente, mas você só consegue ver que aquilo muda completamente a sua vida, quando você compara com um copo de água cristalina. Se você um dia almeja estar no topo, que tal uma dica? Faça uma lista daquelas coisas que você já faz, mas que podiam ser melhores, tente deixar a sua água a mais cristalina possível, melhore a sua performance, você tem meu total apoio caso queira tentar, e você verá que sim, é possível cada vez ser melhor.
Aquela parte que foi desleixada, mesmo sendo apenas 1%, acabará por contagiar e dar perfil final àquela parte que foi bem cuidada. Pense nesse exemplo da gota de vinho: uma gota é muito menos do que 1% e conseguiu colorir todo o restante. Todo o seu esforço poderá ser invalidado por aquela pequena “partezinha” que foi relegada. E lá no início já estávamos nos contentando com 70%. Você pode e é melhor para você cuidar de atingir o máximo de performance.
Fique feliz, com pouco esforço, mas com persistência, você descobrirá o gigantismo do seu potencial.